terça-feira, 28 de maio de 2013

DICAS DE ESTUDO PARA O ENEM 2013



VAGAS NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO SISU






Inscrições Sisu 2013 - No dia 10 de junho de 2013 começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Ministério da Educação (MEC) que escolhe candidatos para instituições públicas de ensino superior. O edital do processo foi publicado no Diário Oficial da União no dia 03 de junho de 2013 .
Para participar o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtido nota acima de zero na redação. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pela internet na página do Sisu. O processo vai até as 23:59hs (horário de Brasília) do dia 14 de junho 2013.
Durante a inscrição, o estudante poderá assinalar duas opções de vaga e especificar qual delas prefere, assim como o nome da instituição, local e turno. Essas opções poderão ser alteradas pelo candidato enquanto estiverem abertas as inscrições.
Os resultados serão divulgados em duas chamadas, no site do Sisu e nas instituições em que o candidato escolheu, sendo a primeira em 17 de junho 2013 e a segunda em 1º de julho de 2013. As matrículas da primeira chamada poderão ser feitas nos dias 21, 24 e 25 de junho. E as da segunda, nos dias 5, 8 e 9 de julho de 2013.

     DICAS  DE ESTUDO  PARA O  ENEM




Redação no Enem – Parte I
          Preparamos algumas dicas indispensáveis a qualquer candidato que deseje um bom desempenho, sobretudo no que se refere à redação. Assim sendo, ei-las:
Geralmente, o tipo textual mais requisitado é o dissertativo-argumentativo, no qual você irá se posicionar frente a um assunto, no intuito de convencer o interlocutor acerca da concretude de suas ideias. Para início de conversa, faz-se necessário que você se conscientize de dois fatores fundamentais: a necessidade do domínio do código linguístico, materializado pelos seus conhecimentos acerca dos fatos que regem a língua como um todo; e o outro diz respeito ao repertório, demarcado pelos seus conhecimentos, pelo conjunto de informações que se tem de um determinado assunto. Acredite! Munido (a) de ambas as competências, com certeza você irá longe.
O que significa ter domínio do código linguístico? Como você sabe, a linguagem escrita encontra-se submetida à variedade padrão, e essa, por sua vez, é regida pelos preceitos gramaticais. Assim sendo, cumpre dizer que distintos elementos integram essa modalidade, como, por exemplo, ortografia, semântica (relativa ao significado que as palavras apresentam em se tratando de um dado contexto), sintaxe (envolvendo questões relacionadas à concordância e à regência), entre outros.
Foquemos agora nossa atenção na importância do repertório. Imagine se você fosse convidado a falar acerca de um assunto do qual não tem o menor conhecimento. Seria, no mínimo, constrangedor, não é verdade? Daí a importância de estarmos preparados para expor nossas ideias e opiniões de forma sensata e consciente. Dessa forma, a base sólida para arquitetar um bom repertório é tão somente buscar informações, ampliando seu conhecimento em todos os sentidos.
De tal modo, nada melhor do que desenvolver o hábito da leitura de bons livros; manter-se informado (a) acerca dos acontecimentos que norteiam a sociedade de uma forma geral, assistindo aos noticiários nacionais e internacionais, lendo jornais e tantas outras fontes informativas que se encontram ao nosso inteiro dispor; conversar com amigos, familiares e pessoas influentes, no sentido de trocar experiências, compartilhar informações; ler editoriais, artigos de opinião, enfim, textos nos quais prevaleça o discurso argumentativo.
Redação no Enem – Parte II

A Redação no Enem pressupõe o conhecimento do código linguístico, aliado ao conhecimento de mundo do aluno (as ideias formuladas em torno de um dado assunto)
lguns aspectos, uma vez elencados na primeira parte do artigo, dizem respeito à construção textual. Assim, procurando dar continuidade à nossa discussão, seguimos com os demais aspectos a serem observados, todos de igual importância:
* A leitura da coletânea, evidenciada por meio de uma linguagem verbal e não verbal, representa o passo inicial de sua produção, pois ela retratará o tema a ser desenvolvido na redação, bem como proporcionará subsídios linguísticos que reforçarão ainda mais seus argumentos.
Dessa forma, procure atentar-se bem a ela, lendo-a na íntegra e seguindo-a do início ao fim, pois a fuga ao tema incidirá em resultados negativos, até mesmo a pontuação zero.
* Outra questão diz respeito à performance de seu texto, a começar pela margem. Como deve ser o espaçamento do parágrafo?

Eis que prevalece aí o bom senso em você deixar bem claro para o corretor que exatamente num dado local inicia-se uma ideia. Ao final da linha é importante também se manter atento(a) quanto à correta separação das sílabas.Confira mais informações em: Como as sílabas se separam)

Ainda em se tratando dos parágrafos, procure ser comedido(a) ao construí-los, de modo a evitar que eles fiquem muito extensos. Tal fato, além de denotar uma má organização das ideias, acaba dificultando o entendimento do leitor a respeito do que você quis dizer. Como se trata de um texto dissertativo, torna-se conveniente nos conscientizarmos de suas partes principais, retratadas pela introdução, desenvolvimento e conclusão. Nesse sentido, devemos fazer com que os parágrafos sejam distribuídos de forma a atender esses aspectos fundamentais, sempre nos pautando pela quantidade de linhas pontuadas nas instruções, as quais devem ser seguidas de forma criteriosa.
* Para se fazer entender é preciso, antes de tudo, expressar-se bem. Mas de que forma?

Toda construção textual precisa estar calcada em outros dois elementos fundamentais: a coesão e a coerência. A coesão representa os recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto, de forma a torná-lo harmonicamente bem construído e agradável à leitura. Dessa forma, obtenha mais informações por meio dos textos: Como tornar um texto coeso
e Texto escrito.

A coerência refere-se à apresentação das ideias, estando essas de acordo com o gênero textual, com o conhecimento de mundo do leitor e com a própria lógica interna do texto. Confira um pouco mais em: Coerência

* Como já mencionado, um texto dissertativo deverá constar de três partes básicas, uma vez materializadas pela:
- Introdução – representa a parte do texto em que o emissor apresenta brevemente o assunto sobre o qual irá discorrer, chamando a atenção do leitor para a sua efetiva importância;

- Desenvolvimento – distribuído de forma precisa, representa a parte mais extensa do texto, na qual as ideias serão desenvolvidas, os argumentos expostos de forma contrária ou a favor, tendo como finalidade principal a persuasão, o convencimento do interlocutor acerca das ideias então defendidas. Para tanto, faz-se necessário que esses argumentos estejam pautados em bases sólidas. Dessa forma, “achismos” são totalmente dispensáveis. Nesse sentido, o emprego de uma linguagem objetiva, redigida na 3ª pessoa do singular, clara e convincente, representa fator preponderante.

- Conclusão – refere-se à parte final do texto, representando o fechamento de todas as ideias e os argumentos abordados anteriormente.
Quando se fala em convencer o leitor acerca do posicionamento defendido pelo autor do texto, tal ocorrência se refere aos muitos recursos linguísticos utilizados com base em verdades inquestionáveis, como por exemplo, dados estatísticos, pronunciamentos de pessoas renomadas, comparações, analogias, raciocínios constituídos de uma relação de causa e consequência, enfim, entre tantos outros que corroboram para que tal intento seja perfeitamente concretizado.
Levando em conta essas atribuições, esperamos ter contribuído para o aprimoramento de seus conhecimentos acerca de como proceder mediante uma construção textual concebida de forma plausível. Desejamos a você um bom desempenho e, sobretudo, que consiga alcançar seus reais objetivos!


vestibular.brasilescola.com/enem/dicas-para-enem.ht
www.ngeraldosouza@gmail.com    mande suas sugestões ...




Língua Portuguesa no Enem – Parte I
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte


Quando mencionamos a prova de Língua Portuguesa, estamos de forma direta nos referindo à linguagem tida no seu sentido literal. Dessa forma, tal disciplina nos proporciona uma base elementar para que o bom desempenho funcione como palavra de ordem nesse processo avaliativo que é o Enem.
Tal afirmativa remete a um relevante aspecto – a interpretação, que não significa apenas decifrar símbolos; mas que exige que você, na qualidade de leitor, inteire-se do discurso e, sobretudo, que a leitura faça sentido mediante a interlocução. Prova disso é que, muitas vezes, o próprio enunciado já traz todos os elementos para que a resposta exata seja encontrada de forma fácil e precisa. No entanto, pelo fato de não ter havido uma boa interpretação, muitas vezes o resultado não é o que se esperava.
Outro fator que também deve ser levado em conta é que a interpretação não se limita a textos, uma vez que faz parte das propostas do Enem a capacidade de o aluno saber interpretar gráficos, imagens, mapas e tabelas, e saber extrair desses os dados necessários para responder a questão que lhe é solicitada. Nesse sentido, faz-se necessário ler o material oferecido atentamente para se situar no assunto. Outra dica importante é levar em consideração datas e legendas, de modo a extrair o máximo de informações possíveis. Em suma, quanto mais familiaridade o aluno tiver com a leitura, mais capacidade ele terá de realizar uma interpretação de modo plausível, o que incidirá de forma direta no seu bom desempenho frente ao processo seletivo.
Partindo de tais pressupostos, podemos dizer que fazem parte dos requisitos preconizados pelo Enem as chamadas competências definidas por cada área do conhecimento. Em se tratando da área relacionada a Linguagens, Códigos e Tecnologias, espera-se que o aluno esteja apto a:
- Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

- Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

- Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

- Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.

- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

- Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

- Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

- Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.

- Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Língua Portuguesa no Enem – Parte II
Quando nos referimos a Linguagens e Códigos, compreendemos que tais vocábulos são aplicados a questões voltadas para a Língua Portuguesa. Mas, e em se tratando do termo “tecnologias”, você sabe qual significado devemos atribuir a ele? Por que as tecnologias também são cobradas nesta área do conhecimento?
Devemos atribuir sua importância à era pela qual passamos, caracterizada por uma intensa fase na qual os recursos tecnológicos se encontram a todo vapor. E por que não evidenciá-los como constituintes relevantes do processo de ensino e aprendizagem?

Eis aí a razão do questionamento abordado anteriormente, cuja importância prevalece em uma das competências relativas ao processo avaliativo. Ei-la, portanto:
- Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

A título de ilustração, sugerimos que você se atenha à questão de nº 113, referente ao Enem 2009, tendo acesso ao gabarito oficial do Enem 2009

Ainda ressaltando acerca das competências expressas na primeira parte do artigo, torna-se altamente sugestivo nos atermos a uma outra questão referente ao Enem 2009, seguida da resolução comentada pela equipe do Brasil Escola



A linguagem da tirinha revela:

A- o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.
B- o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.
C- o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.
D - o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.
E- a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.

A presente questão tem como verdadeira a alternativa “c”, que retrata a linguagem informal utilizada no quadrinho.
No intuito de nortear seus estudos e torná-lo (a) bem preparado (a) para o referido exame, seguem algumas dicas referentes aos possíveis conteúdos de Língua Portuguesa que podem ser abordados, os quais poderão ser encontrados por meio de alguns textos encontrados em evidência:
Morfologia

- Classes de palavras

Substantivo

Adjetivo e locuções adjetivas
Artigo

Preposição

Conjunções coordenativas

Conjunções subordinativas

Classificação dos verbos


Interjeição

Advérbio

Numerais

Pronome e suas respectivas classificações

Sintaxe

- Termos essenciais da oração

Sujeito e Predicado

- Termos integrantes da oração

Complementos verbais

Complemento Nominal


Agente da passiva

- Termos acessórios da oração

Adjunto adnominal e adjunto adverbial

Vocativo

- Orações subordinadas

Período composto por subordinação

- Concordância verbal e nominal

Concordância verbal e nominal e demais artigos relacionados

- Regência verbal e nominal

Regência verbal

Regência nominal



A matemática no Enem
Por Gabriel Alessandro de Oliveira

Desde o princípio da aplicação do ENEM, ocorreram alterações no exame, e a mais evidente é a mudança do nome das matrizes dos conteúdos. A partir dela, as perguntas, antes agrupadas em disciplinas, passaram a ser separadas por grandes áreas. Questões sobre as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia são elencadas na área de Ciências Humanas; as de Biologia, Física e Química, na área de Ciências da Natureza; e as disciplinas de Português, Literatura, Línguas, Artes e Educação Física, na área de Linguagens e Códigos.

Mas e a Matemática, onde foi parar? Ela possui uma área destinada somente para ela: Matemática e suas Tecnologias. Esta área abarca 45 questões do exame e, de acordo com o MEC, compreende sete competências, que devem ser trabalhadas no decorrer do Ensino Médio. Vale ressaltar que mesmo a Matemática tendo uma área destinada a ela, ainda assim ela tem grande presença nas outras áreas, em forma de gráficos e tabelas, dados estatísticos, expressões e fórmulas que representam fenômenos.

Estas competências podem ser verificadas no edital do ENEM. Elencaremos aqui as competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:

• Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;

• Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;

• Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

• Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

• Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;

• Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;

• Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.


Analisando cada uma dessas competências, vemos que a prova de matemática trata-se de uma avaliação totalmente contextualizada e interdisciplinar. Em outras palavras, a disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais. Para isso, a prova exige uma capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o aluno desenvolva um raciocínio lógico acerca dos problemas levantados nas questões.

Sendo assim, fica evidente o principal objetivo do ENEM, que é o de reformar o Ensino Médio, mudando a forma como os colégios abordam o seu ensino, atualmente voltado para vestibulares que focam apenas o conteúdo. Ou seja, o ENEM busca promover uma avaliação que incentive os colégios a abandonarem esta educação conteudista, para que assim possam ser formados alunos que compreendam os fenômenos, resolvam problemas e desenvolvam um raciocínio lógico por meio de reflexões acerca destas competências.
O que estudar para a prova de matemática do ENEM?
Bem, sabemos que ocorreram mudanças no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): o exame passou a ser aplicado em dois dias, com uma quantidade superior de questões (de 63 questões para 180 questões). Aqui veremos quais são os conteúdos programáticos que devem ser estudados, segundo o edital do ENEM publicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

Para aqueles que não conhecem nosso portal, temos um acervo com vários artigos, em que você encontrará explicações acerca de diversos temas e conteúdos. Dessa forma, você poderá conferir e estudar vários dos conteúdos do ENEM em nosso site.

No entanto, os conteúdos não são o fator mais importante a ser ressaltado, uma vez que o ENEM procura alunos com criticidade e raciocínio lógico, algo que a Matemática por si só não garante. Com isso, ao estudar os conteúdos matemáticos, busque exercícios contextualizados e interdisciplinares, pois estes trabalham a interpretação das informações para a construção de um raciocínio acerca do fenômeno de cada situação-problema.

Caso queira conferir nossos artigos, os conteúdos abaixo apresentam links referentes aos textos do tema desejado:

• Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, frações, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.

• Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas (aqui e aqui); simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

• Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (média aritmética, média ponderada, média harmônica, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.

• Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e funções algébricas do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

• Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas (horizontais e verticais, paralelas, perpendiculares; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações, solução de sistemas de equações.


Entretanto, conhecer todos os conceitos e não saber utilizá-los em uma situação-problema torna-se um conhecimento inválido, portanto busque assimilar os conceitos com situações do dia a dia, procure as provas do ENEM e resolva-as elencando todo o processo para a resolução de cada questão, pontuando quais conceitos foram usados em cada uma. Como foi dito, para resolver as situações-problema que serão questionadas no ENEM, será necessário organizar as ideias, interpretar os dados e informações de diferentes formas, relacionar as informações com os conteúdos e, assim, tomar uma decisão e enfrentar a situação-problema.

Cabe lembrar que não existem mais os conceitos matemáticos pela Matemática em si, dessa forma, as questões do ENEM possivelmente envolverão diversas informações que vão além de definições matemáticas. Além disso, não se deve estudar a Matemática apenas para o exame da área de Matemática e suas Tecnologias, pois ela é utilizada nas outras áreas, de forma evidente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A física que cai no ENEM
Por Domiciano Correa Marques da Silva

Uma das mudanças notáveis no Exame Nacional do Ensino Médio foi o aumento no número de questões (de 64 para 180). Além disso, o ENEM agora busca estudantes que consigam dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentos significativos e elaborar propostas.

É importante ressaltar a importância do ENEM para os vestibulandos, pois este vem servindo como primeira fase ou também como fase única de várias universidades do país.

Na prova de física do ENEM o aluno não tem a necessidade de decorar fórmulas, mas precisa saber interpretar os enunciados dos exercícios, bem como interpretar gráficos e tabelas tirando todas as informações úteis possíveis para serem usadas na física básica.

Nos últimos anos, observa-se que o ENEM vem cobrando muitas questões de energia, relacionadas ao consumo diário, distribuição de energia, etc. Cabe ressaltar que todas as informações cobradas na prova de física fazem relação direta com as situações que vivenciamos diariamente.

Em nosso portal temos um acervo com vários artigos nos quais você encontrará explicações acerca dos temas e conteúdos cobrados nas provas do ENEM.

Abaixo você encontra a lista dos conteúdos programáticos cobrados pelo ENEM, bem como os links referentes aos textos do tema desejado:
Conhecimentos básicos e fundamentais - Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
Energia, trabalho e potência - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.
A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.
Oscilações, ondas, óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período e frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
O calor e os fenômenos térmicos - Conceitos de calor e temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de Gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
Atente-se ao fato de que as questões do ENEM fazem uma abordagem mais ampla, ou seja, uma questão pode abordar diversos assuntos de diversas áreas. Assim, a física pode ser cobrada em meio a situações cotidianas de diferentes áreas, por meio de gráficos, tabelas, notícias, etc., cabendo ao vestibulando interpretá-las, para assim aplicar os conhecimentos físicos básicos.

Conteúdo Programático de Química para o ENEM
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça


Para que você se saia bem no ENEM, separamos alguns conteúdos da área de Química que cairão na prova deste ano e listamos links de nosso site que explicam cada uma destas matérias. No entanto, não se esqueça de relacionar estes conteúdos estudados com as situações do cotidiano e de se manter bem informado, pois podem ter prioridade assuntos que estão na mídia, como a Radioatividade:

1- Transformações Químicas:
·         Evidências de transformações químicas. Interpretando transformações químicas. http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm
enômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico.

Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.

Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. Veja a demonstração com o papel:

Fenômeno Químico: Queimando o papel ele deixa de ser papel;

Fenômeno Fisico: Quando rasgamos o papel ele continua sendo papel mesmo tendo mudado sua forma.

Exemplos de fenômenos químicos: o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pelos vegetais clorofilados, etc. Os fenômenos químicos são também denominados reações químicas, e são descritos através de equações.

Combustão do etanol ou álcool comum: Nesta reação química, uma molécula de etanol (C 2 H 5 OH) reage com três moléculas de gás oxigênio do ar atmosférico (O 2), produzindo duas moléculas de gás carbônico (CO 2) e três moléculas de água, conforme a equação:

C 2H 5 OH(l) + 3 O 2(g) => 2 CO 2(g) + 3 H 2O(l) + calor

Exemplos de fenômenos físicos: a queda de um corpo, a reflexão da luz em um espelho, a dilatação dos corpos, os pontos de fusão e ebulição, a densidade absoluta, etc.

As mudanças de estado físico sofridas pelas substâncias são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo e a evaporação do álcool são exemplos dessas propriedades.

Você já ouviu falar do Gerador de Van der Graff? Um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que o tocar fiquem totalmente de pé. Esse objeto consiste na exibição de um fenômeno físico.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm

·         Sistemas Gasosos.
·         Lei dos gases.
·         Massa molar.
·         Volume molar dos gases.
·         Teoria cinética dos gases.
·         Modelo atômico de Rutherford.
·         Isótopos.
·         Massa atômica.
·         Elementos químicos.
·         Tabela Periódica.
·         Reações químicas.
2- Representação das transformações químicas:
·         Fórmulas químicas.
·         Cálculos estequiométricos.
3- Materiais, suas propriedades e usos:
·         Mudanças de estado.
·         Misturas: tipos.
·         Métodos de separação.
4- Água:
·         Solubilidade.
·         Conceitos de Ácidos.
·         Conceitos de Bases.
·         Conceitos de Sais.
·         Classificação dos ácidos.
·         Classificação dos sais.
·         Propriedades dos ácidos.
·         Nomenclatura dos sais.
·         Nomenclatura das bases.
·         Nomenclatura dos óxidos.
·         Condutibilidade elétrica.
·         Reação com metais.
·         Reação de neutralização.
5- Transformações Químicas e Energia:
·         Equações termoquímicas.
·         Lei de Hess.
·         Reação de oxirredução.
·         Pilha.
·         Eletrólise.
·         Leis de Faraday.
6- Dinâmica das Transformações Químicas
7- Transformação Química e Equilíbrio
8- Compostos de Carbono
·         Fermentação.
9- Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente
·         Química nos alimentos.
·         Química e ambiente.
·         Hidróxido de sódio.
·         Ácido sulfúrico.
·         Amônia.
10-Energias Químicas no Cotidiano –
·         Petróleo.
·         Gás natural.
·         Carvão.
·         Madeira e hulha.
·         Biomassa.
·         Biocombustíveis.
               ·         Energia nuclear. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.
                .        Lixo atômico.
____CASO QUEIRAM APROFUNDAR SOBRE CADA CONTEÚDO Á CIMA DE QUÍMICA É SO ACESSAR O SITE LOGO ABAIXO. http://www.brasilescola.com/quimica/fenomenos-fisicos-quimicos.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário